(51)2181-0988 Unidades certajadesenvolvimento@certajaagro.com.br Facebook Instagram

Assembleia Geral CERTAJA Desenvolvimento 2025

Em 18 de março 120 associados da CERTAJA Desenvolvimento decidiram coletivamente sobre a condução do empreendimento do qual são os donos em mais uma edição da Assembleia Geral Ordinária — AGO. O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Clair Kuhn, bem como o secretário adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marcelo Camardelli Rosa acom­panharam o encontro, representando o Governo Estadual e os programas voltados para a agricultura e que convergem com os esforços certajanos de viabilizar as atividades econômicas de seus associados. Um dos exemplos é o serviço oferecido pela cooperativa para implantação e manutenção de sistemas de irrigação, com acompanhamento de técnico especializado no tema e cujo objetivo central é maximizar a produtividade do cultivo do grão.

O presidente Luis Carlos Granja frisou que 2024 entra para a história como um dos anos mais desafiadores para a comunidade certajana. Conforme sua reflexão no Caderno de Prestação de Contas, “as intensas chuvas e enchentes que atingiram nosso estado entre os meses de abril e maio ocasionaram a maior catástrofe climática de nossa história, devastando propriedades, lavouras e plantações”. Os impactos na Cooperativa foram imensos, pois a pecuária e agricultura são seus pilares.

Houve desabastecimento de arroz e milho na Agroindústria e isso dificultou a manutenção do equilíbrio da operação, faturamento e despesas. “Com pouca matéria-prima em estoque, o faturamento ficou 23% abaixo do esperado”, pontua Granja, explicando que o resultado atingiu valor negativo. A expectativa é que a safra de 2025 compense as perdas do ano anterior.

As lojas de insumos também sentiram o impacto das enchentes de 2024, com queda expressiva de vendas. Houve ajuda coordenada da Cooperativa com prorrogação de vencimentos das dívidas dos associados, além de perdão de juros, concessão de descontos e doações àqueles que mais precisavam.

Na área de serviços elétricos, há 14 anos sob o comando da CERTAJA Desenvolvimento, o destaque fica por conta do resultado positivo, que veio com o trabalho incessante de reconstrução das redes afetadas. “Nossos trabalhadores foram incansáveis em prestar o serviço de qualidade que sempre ofereceram, empenhados em restabelecer o funcionamento da energia elétrica o quanto antes”, completa o vice-presidente Jacob Braga.

Os auditores independentes da Dickel & Maffi – Auditoria e Consultoria S. S. emitiram a aprovação formal das demonstrações contábeis. O Conselho Fiscal indicou a aprovação da Prestação de Contas pelos associados reunidos na Assembleia, com aceitação geral. Aconteceu, também, a renovação do Conselho Fiscal. O Caderno de Prestação de Contas referente ao exercício de 2024 com o Parecer do Conselho Fiscal e o Relatório de Opinião da Auditoria Externa alicerçou as apresentações e pode ser lido na íntegra neste link

×