QUEM SOMOS
Somos uma cooperativa especializada em agropecuária com fomento e insumo, e agroindústria com beneficiamento e empacotamento de arroz e milho.
Desenvolvendo o agronegócio
fortalecendo o cooperativismo
Missão
Através do Agronegócio incentivar
o desenvolvimento econômico dos Associados, Clientes e Colaboradores fortalecendo as relações cooperativistas.
Valores
Ética
Transparência
Comprometimento
Respeito e Pessoas
Atualmente a CERTAJA Desenvolvimento atua nas seguintes áreas:
Armazenamento e beneficiamento de arroz
Trabalha no beneficiamento e empacotamento do arroz na marca própria Nobre do Sul
Comércio de insumos agropecuários
Variada linha de produtos e marcas de qualidade para atividades agropecuárias da região
Planos Sociais
Qualidade de vida para os associados: Planos de saúde e telefonia
Serviços elétricos
Empreiteira na área de construção e manutenção de redes elétricas
Um pouco de nossa história …
A história da CERTAJA começa em 17 de outubro de 1969 com a criação da Cooperativa de Eletrificação Rural Taquari-Jacuí Ltda. – CERTAJA.
O objetivo primeiro desta cooperativa, como o próprio nome diz, era de levar a energia elétrica às propriedades rurais da sua área de atuação, propiciando, por meio deste insumo, uma melhor qualidade de vida para os associados e o desenvolvimento econômico da região.
Após alguns anos, sentindo a necessidade de diversificar suas atividades e ampliar sua participação no mercado dos negócios, no ano de 1975, resolveu ingressar no segmento de bens duráveis (materiais elétricos e eletrodomésticos).
Em 1993, a CERTAJA a pedido da comunidade, incorporou a Cooperativa de Produção de Grãos de Taquari – COMITAL, que, na ocasião, encontrava-se em dificuldades financeiras. Assim, nesta época, seu leque de negócios incluiu, além da distribuição de energia elétrica, engenho de arroz, agropecuária e supermercado.
Em 1º de janeiro de 2008, por exigência da legislação do setor elétrico brasileiro, através da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), aconteceu o desmembramento dos negócios da Cooperativa.
Deste modo a antiga cooperativa, nesta época denominada Cooperativa de Energia e Desenvolvimento, deu origem a duas novas cooperativas: a CERTAJA ENERGIA, responsável pela atividade de distribuição da energia elétrica, e a CERTAJA DESENVOLVIMENTO, abrangendo as atividades ligadas ao fomento agropecuário.